domingo, 15 de setembro de 2013

Educação para o Trânsito

Educação para o Trânsito

COORDENAÇÃO DE SEGURANÇA E EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO ( CS)

A Coordenação de Segurança e Educação para o Trânsito (CS)  é uma área voltada para a elaboração e desenvolvimento de programas e campanhas educativas de trânsito, em articulação com o Conselho Estadual de Trânsito e órgãos comunitários, objetivando conscientizar os condutores e pedestres para o comportamento adequado no trânsito, além de propor e realizar estudos e diagnósticos visando subsidiar a elaboração de programas e projetos de educação para o trânsito.

PROJETOS REALIZADOS:  

Programa "Educar para Transformar, Transformar para Educar"

O Programa Educar para transformar, transformar para educar, constitui uma parceria da Secretaria da Segurança Pública, DETRAN - BA com a Secretaria da Educação.

O programa tem objetivos específicos como:

  • analisar as leis de trânsito e confrontá-las com o comportamento humano no trânsito;
  • combater os altos índices de acidentes de trânsito em nosso Estado;
  • envolver alunos, pais e a comunidade escolar no trabalho preventivo sobre o trânsito;
  • provocar mudança de comportamento de todas as pessoas envolvidas;
  • promover cursos de legislação de trânsito para alunos da rede pública de ensino fundamental;

Projeto "Oi, Tio. Oi, Tia. Deus os acompanhe com segurança"

Os meninos que fazem parte deste projeto desenvolvem atividades nas sinaleiras e também nas passarelas, onde orientam os motoristas, passageiros e pedestres de forma verbal como multiplicadores, levando aos motoristas, nas próprias sinaleiras, informações sobre regras básicas de trânsito, como usar o cinto de segurança, não falar ao telefone celular ao volante, via distribuição de panfletos educativos, supervisionado pelos Comissários de Menores.
Os participantes recebem mensalmente uma bolsa auxílio, cesta básica, almoço, vale transporte, orientação e assistência odontológica e fardamento. Este evento tem o apoio do Governo do Estado intermediado por parceiros.

Campanhas Educativas

O DETRAN desenvolveu a campanha preventiva de acidentes de trânsito no carnaval, realizando comandos com distribuição de folhetos, visando alertar o motorista para os perigos da ingestão de bebida alcoólica ao dirigir. Também, como forma de prevenir acidentes de trânsito, durante o carnaval o DETRAN-BA realiza seminário para motoristas de trios elétricos e carros de apoio, com o objetivo de conscientizar condutores de Trios Elétricos e carros de apoios para os problemas que poderão atingi-los quando da ingestão de bebidas alcoólicas e/ou outras drogas durante o ato de direção veículo automotor, com participação extensiva aos Micaretas.

CD de músicas educativas:  "Amigos do DETRAN"

Projeto pedagógico envolvendo a comunidade escolar e cantores na criação de um CD com músicas de trânsito, visando o envolvimento, integração, assimilação e incorporação de conhecimentos procedimentais positivos para o aprendizado das leis de trânsito e para um trânsito seguro.
Escute as músicas do CD "Amigos do DETRAN"- Clique Aqui!

Pojeto de Teatro: "Um evento de cidadania dedicado à comunidade"

O DETRAN-BA incorporou ao seu Projeto EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO, uma visão e uma linguagem teatral, dando um novo colorido ao trabalho que já vinha desenvolvendo com sua equipe. Acrescentando as suas atividades educativas o espetáculo "JÁ FUI" e o Sketch Teatral que abordam tema de Educação Para O Trânsito com humor.

Semana Nacional de Trânsito

Este é um evento de ocorrência anual que ocorre durante a Semana Nacional de Trânsito com temas que buscam valorizar a vida no trânsito e estimular o respeito ao pedestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado, o seu comentário passará por uma moderação e se aconselhável será postado.