terça-feira, 24 de setembro de 2013

PSICÓLOGO ORIENTA COMO PERDER O MEDO NO TRÂNSITO

Mais de 75% das mulheres têm fobia de dirigir. Mãos e pés trêmulos são sintomas que precisam de orientação profissional

O medo de ser criticado é um dos principais motivos identificados em pacientes que têm fobia de dirigir, segundo o psicólogo Marco Aurélio Costa Santos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Medicina de Tráfego, dois milhões de brasileiros tê fobia de trânsito e as mulheres são maioria com 75%.

“As fobias de um modo geral apresentam sintomas que indicam anormalidades como taquicardia, mãos e pés trêmulos que acabam desenvolvendo medos específicos no trânsito como o de atropelar alguém, de ser ridicularizado, achando que estão sendo observando”, observa o psicólogo.

Apesar do preconceito da mulher no trânsito o psicólogo observa que existe uma inversão de valores. “Tá comprovado que elas dirigem melhor que o homem. As próprias seguradoras dão melhores descontos”, justifica.

Para ele o homem também possui suas fobias, mas passa por uma pressão psicológica para não reconhecer os sintomas. “Na nossa cultura o homem já nasce para dirigir. Então é difícil aceitar que existe um medo e buscar ajuda”, analisa.

Ainda de acordo com Marco Aurélio o ideal para vencer os medos no trânsito seria um trabalho de conscientização no processo de formação. “Identificar as barreiras no princípio da formação seria mais simples para os dois lados”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado, o seu comentário passará por uma moderação e se aconselhável será postado.